sexta-feira, 30 de maio de 2008

11 a 24/05/08 - Fortaleza, Sobral e Jericoacoara - CE: SUSTOS que não acabavam mais!


11 a 15/05/08 - FORTALEZA-CE

"Seu nome tem como referência o Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua ocupação do local, em 1649." (Fonte: Wikipédia)


Fomos para Fortaleza por 4 importantes motivos:

1- Solicitar o VISTO PROVISÓRIO no Conselho Regional de Medicina do Ceará.

Aqui, encontramos o pessoal "mais rápido no gatilho"! MEIA HORA!

Um contraste inacreditável com a Bahia que demorou 10 dias para fornecer o visto.




2- Encontrar o nosso querido amigo CARLÃO!

O primeiro amigo de SP a nos visitar!

Estávamos precisando "recarregar" e matar a saudade!


Valeu, Carlão!

3- Consertar nossa câmera fotográfica NIKON D80 e descobrimos que a uma única autorizada da NIKON no Brasil é a T. TANAKA, em S.Paulo.

www.ttanaka.com.br

Agradecemos à T.Tanaka e ao jornalista Hércules Mardônio pela atenção e apoio ao projeto.



4- Levamos o jipe para a LAND ROVER EXTREMA, pois a porta traseira simplesmente "travou de vez".

Foi detectado desgaste das buchas da porta e as novas tiveram que ser trazidas de BH.

DICA para quem tem a barra de suporte de estepe traseiro: existem 5 pontos de engraxamento, se não tiver graxa a porta trava.

Obrigado, Evans, Wladimir e a todos os mecânicos!

Na noite de 14/05/08, fomos convidados pelo George (presidente do Fortaleza Land Clube) para um encontro com a turma toda, foi muito bacana! Obrigado a todos!

Quando estávamos saindo da cidade (15/05), na Av. Abolição, um dos maiores SUSTOS até hoje!

Um caminhão perdeu o freio, passou ao nosso lado e, para não bater no carro da frente, COLIDIU COM O POSTE que caiu com o transformador em cima dele!

Imaginem o estrondo!

A tração dos fios derrubou o outro poste imediatamente atrás da gente!

Ficamos entre os dois postes caídos, com fios de alta tensão para todo lado!

Que medo!

DICAS:
1- Não saia do carro até ter certeza de que está seguro ao seu redor, os pneus são isolantes, vc fica protegido.

2- Em acidentes há uma regra que, apesar de parecer egoísta, deve ser respeitada: avalie a cena e só se aproxime se a CENA ESTIVER SEGURA.

3- NÃO TOQUE na vítima de CHOQUE ELÉTRICO! Antes, desligue a chave de energia, senão vc será "a próxima vítima".

Felizmente, ninguém se feriu!

Todos ali foram "divinamente" protegidos!

Já atrasados, seguimos em direção a SOBRAL-CE e chegamos tarde da noite.

TODOS os hotéis da cidade estavam lotados! Nos orientaram a procurar um MOTEL.

Deu certo, mas no dia seguinte...



16/05/08 - SOBRAL-CE

...se RECUSARAM a nos fornecer a NOTA FISCAL (NF)!

E ainda nos mandaram procurar nossos direitos!

Estava feita a confusão!

"Médicos da Terra" é uma empresa e precisamos comprovar gastos.

Como tínhamos registrado este flagrante de CRIME de sonegação fiscal, não abriram o portão até o contador e o advogado chegarem, o que demorou 1 hora e meia!

Recusamos a NF oferecida por eles: do FRIGORÍFICO!

Fala sério!

"Nada está tão ruim que não possa piorar"!

Depois de entregarem uma NF de outro hotel, se arrependeram e os 3 "partiram pra cima" do Carlos para pegá-la de volta!

Bom, veio até a POLÍCIA MILITAR.

Fomos embora indignados com tamanha confusão e falta de respeito.

No sentido à Barroquinha-CE, na estrada CE 178, o terceiro SUSTO:
vimos um ciclista sair do acostamento, ir pra pista e ser atropelado por uma Hilux!

DICA p/ quando for socorrer um acidentado:
1- pare, pelo menos, a 15m do local;
2- chame ajuda;
3- avalie se a cena está segura;
4- sinalize a estrada para evitar outros acidentes.

Se vc é leigo, NÃO MEXA NA VÍTIMA, pode piorar as lesões!

Há risco de "quebrar o pescoço".

Mas ele se recusava a ficar deitado para fazer a imobilização cervical.
Felizmente, ele teve sorte, só feriu o pé esquerdo.

Foi levado ao hospital mais próximo pela polícia pois não há ambulância de resgate na região.


Já era sexta-feira e decidimos passar o final de semana em Jericoacoara-CE.

No caminho, encontramos o carro da COELCE (Companhia Elétrica do Ceará) atolado.
Paramos para dar uma "força", literalmente.


Depois, o quarto susto!

Seguimos pela praia, distraídos, e quando vimos estávamos no final, nas pedras, com areia fofa e o carro começou a atolar!

Estava escurecendo e a maré subindo! Ninguém passava por ali...

Escapamos devido à calma e pneus "baixos" (18 libras)!
Recorde de ADRENALINA!

18/05/08 - Domingo - Jericoacoara-CE
Foi assim que o Carlos acordou: com CONJUNTIVITE!

CONJUNTIVITE é uma inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste o branco dos olhos e a parte interna das pálpebras.

CAUSAS: viral (mais comum), bacteriana, alérgica ou irritativa. As duas primeiras são contagiosas.

TRATAMENTO: depende da causa. Compressas com soro fisiológico ou água (filtrada, fervida ou boricada) gelados. Procure um oftalmologista. Não use colírios por conta própria!

CUIDADOS: A transmissão é por contato (direto, mãos, objetos, etc). Lave as mãos e rosto com freqüência, evite coçar os olhos, troque as toalhas e roupas de cama diariamente, evite piscinas, praias e aglomerações. Evite contato direto com as pessoas.

Tivemos que suspender o trabalho esta semana em Barroquinha, a cidade de mais baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Ceará.

Nos hospedamos na POUSADA CAJU e contamos com o apoio da Daniele, que se tornou parceira do Médicos da Terra, e nos cedeu um desconto de 50%!

Valeu, Dani!

http://www.pousadacaju.com.br

E quando achávamos que não havia mais nenhum susto... SENTIMOS A TERRA TREMER!!!!!!!!

Isso mesmo! Estávamos na varanda da pousada quando tivemos a impressão de que alguém arrastava um móvel muito pesado ao nosso lado.

Era o "TERREMOTO"!
A Folha On-line dizia:

"Três tremores de terra, com intensidade entre 3,3 e 4,2 graus na escala Richter, assustaram na terça-feira moradores do Ceará. O epicentro foi a localidade de Jordão, em Sobral, mas os abalos foram sentidos até em Fortaleza, a 240 km de distância."
Estávamos a 139 km do epicentro.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u404333.shtml

A conjuntivite melhorava, mas uma dor no TENDÃO DE AQUILES do Carlos piorava! Acreditamos que tivesse sido de tanto dirigir.

O tornozelo inchou, a dor aumentou e passou para a região anterior, aí subiu para o joelho! Opa! Tem alguma coisa errada!

Decidimos ir até Teresina-PI, a 460km, para AVALIAÇÃO ORTOPÉDICA.

Fomos de Jeri pra Camocim pela praia e demoramos 2h e meia no percurso de 100km!

Além de trilhas que tivemos que descobrir, passamos por 3 BALSAS, 2 delas bem... RÚSTICAS!

Com jangadeiros empurrando e dizendo que não sabiam se iria encalhar.

O jipe pesa, aproximadamente, 2 toneladas e meia, e elas pareciam tão frágeis!


"Nossa, agora vai afundar!"


Prendíamos a respiração até chegar do outro lado!


A BR-343 estava ótima e arriscamos viajar à noite, pois a dor estava lancinante!

Enfim, depois de 9 horas chegamos à TERESINA-PI!

25 comentários:

Maria Cristina Queiroz disse...

Parabéns Doutores, fiquei fáscinada com o trabalho de vcs. Sou a Maria Cristina Queiroz, tenho 48 anos e sou aposentada, moro em Bauru - SP. Tentei pensar em alguma forma de ajudá-los mas não consegui achar por estarmos tão longes, enfim, se houver alguma forma por favor, entrem em contato comigo.Vou continuar acompanhando o trabalho pelo blog.Vi a matéria hoje sobre vcs na revista Auto Esporte e fiquei emocionada. Um grande abraço, muita saúde e paz para vcs.

Maria Cristina

David Neto disse...

Meu amigo Carlos, estou acompanhando passo a passo sua caminhada... Parabéns pelo excelente trabalho.... Já tá quase chagando na minha terra, em?? não esqueça de me avisar pra programarmos um café em SObral!!!!! Abraço. Boa Sorte e muito sucesso pra você e Danielle.

David

Lúcia Giraldes disse...

oi dani...
saudadeeeeee
meu pai se emocionou muitoooo ao ver o trabalho de vcs...no site,
além do site do banco itaú, ele NUNCA mexeu no computador...
e ainda chamou na hora a minha mãe p vir ver vcs...

e ficou o tempo todo falando de vc, do seu carisma, da sua bondade, da sua solidariedade e muitooooo mais....
e depois foram dormir e rezaram p Deus protege-los.
hj meu pai falou q durante o dia tentou falar c vc, mas q o celular entrou na cx postal... mas ele disse q vai tentar até conseguir...

parabéns pelo trabalho...não dá p descrever a beleza q vcs tem no coração...

só posso pedir p o papai do céu q os proteja sempre...
já amamos vcs 2...

bjs no coração de vcs

carlos, matilde, gabriel e lú

james torres santos filho disse...

É de gente assim que esse mundo precisa! PARABÉNS PELA INICIATIVA!

Fabrício Polito disse...

Dani parabéns pelo trabalho que vcs desenvolvem
Biejos

João Gustavo Corrêa Reis disse...

Saudade, amizadade, admiração e apoio!

Claudia Lavor disse...

gostaria de receber algumas dicas de planejamento do inicio do seu projeto

Marcos e Marianne e Cia. disse...

Oi Dani e Carlos:
Nos encontramos na Fenajeep a dois anos e estamos acompanhando o trabalho de vocês com muita alegria e interesse. Quando nos encontramos, compramos o adesivo de de vocês e desde então ele está colado no nosso 4x4 em viagens que estamos fazendo, inclusive na mais recente numa expedição que fizemos pela Bolívia, Perú, Chile e Argentina, entitulada América do Sul em Família.

Parabéns pelo trabalho desenvolvido e continuem assim, pois é de gente assim que nosso país está precisando.

Abraços dos seus amigos Marcos e Marianne e Cia.

Carlos Tersandro disse...

Que barato !!!. Voces realmente estão fazendo história.

Mil bjs

Carlos

Paulo Costa disse...

Caros colegas Carlos e Danielle,

Há algum tempo tomei conhecimento do trabalho de vocês e fiquei emocionado .

Parabéns !! E como espiritualista, sei que vocês estão recebendo e receberão ainda muito mais

do que vocês possam estar doando !!



Escrevo somente para dizer que sou médico recém-formado ( apesar de meus 43 anos), natural do Rio de Janeiro,

e mês que vem, mudarei-me para Portugal, onde tenho minhas origens e pretendo viver.

Caso queiram incluir no roteiro europeu, uma passada pelo nordeste transmontano ( a região mais pobre de Portugal),

estarei à vossa espera e ofereço casa, boa comida, máquina de lavar roupa e boa conversa acompanhado do vinho da região( só um copo!!! Hehe).

Paulo Costa

Wladimir Girio disse...

Como vaõ amigos?
Estamos com saudades do trabalho que vcs estão proporcionando a estas pessoas e entrei no site e me emocionei com tudo e estou agradecendo a precença no club com todos e espero manter contato e o que for possível estamos a seu dispor até em outro lugar que temos contato para facilitar a viajem de vcs.
Atenciosamente

Wladimir - Gerente de pos venda - Extrema - Fort.

Boa viajem!!!!!!!
Deus abençoe seus caminhos e os iluminem.

Claudio Jose Silva disse...

Prezados Senhores,(as)
Gostaria de receber os informaivos...Obrigado!

Joyce e George Marques disse...

Oi Danielle e Carlos ,

Desejo a vocês uma boa viagem e boa sorte .

Vocês estão de PARABÊNS .

Joyce e George

César Khoury disse...

Caros amigos Dani e Carlos

Estamos torcendo
por voces. Sabemos a importancia e a seriedade do trabalho executado
pelos MEDICOS DA TERRA.Gostaria de aproveitar para lhes dar os parabens
pelo termino da primeira parte do programa voces rodaram bem

Grande abraco aos DOUTORES MEDICOS DA TERRA DANI E CARLOS

Estamos na espectativa de novos contatos

TUDO DE BOM P/ VOCES

César Khoury

Patricia Bertolini disse...

Sou estudante de medicina e fiquei curiosa com o trabalho de vcs, ainda mais por ver q temos o mesmo sobrenome, que não é tão comum assim...

Patricia Bertolini

ABPTU-Associação Brasileira dos Profissionais em Turismo disse...

tem a ver com turismo, na parte de conscientização comunitária para o setor e preservação ambiental

lucyana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Li disse...

QUERIDA DANI E DR.CARLOS,IMAGINO QUANTAS "EMOÇÕES" PASSARAM PELOS COMENTÁRIOS E FOTOS QUE POSTARAM!
MEU DEUS...QUANTA COISA,MAS GRAÇAS A DEUS PASSOU HEIM?
FIQUEI MUITO ORGULHOSA DE VOCÊS EXIGIREM NOTA FICAL NO MOTEL,POIS SÓ ASSIM MELHORAREMOS ALGO NESSE NOSSO SISTEMA COM TANTOS RANSOS DO PASSADO.
CADA DIA QUE PASSA,TENHO MAIS ORGULHO EM CHAMAREM DE MEUS HERÓIS DA TERRA!! AINDA BEM QUE VOCÊ DEU AQUELA FORÇA PARA O DOUTOR CARLOS NAS HORAS MAIS DIFÍCEIS QUE SÓ UMA UMA MULHER DE FIBRA SABE.
PARÁBÉNS POR TUDO!!
AMO VOCÊS
ABRAÇOS E MUITA SAÚDE,PROTEÇÃO DIVINA E MUUUUUUUUITA FORÇA,POIS A CAMINHADA NÃO É FÁCIL.

Danilo Bernardino disse...

Nossa, quanta adrenalina, hein? Com direito até a barraco em porta de motel, quem diria. rs

Espero que o cara do motel aprenda dessa vez a não nunca mais negar nota fiscal pra ninguém.

Que bom que no final deu tudo certo pra vcs.

Beijão, e melhoras para o Carlos!

Kiko (Pousada Casa de Taipa) disse...

Dra. Danielle e Dr. Carlos,
é o kiko, da pousada casa de taipa quem está escrevendo...
Acompanhei vocês pelo blog, e quanta coisa pode acontecer em tão pouco tempo, fiquei surpreso com o terremoto!

Nós aqui, Ruy, Marlos e eu, estaremos sempre acompanhando vocês em seus trabalhos... Vocês tem recebido muitos parabéns e as vezes pode não parecer real, mas sempre é, são desejos de pessoas que acreditam no que vocês estão fazendo. É uma parte de um todo mais grandioso, as bondades espalhadas pelo mundo combatem de forma bela e correta e nos humanizam mais.

Vocês dois são grandiosos, acreditem.

Ficamos enormemente felizes... eu, Marlos e Ruy, por fazermos parte de seu blog, é mais do que uma honra... um orgulho!

Bom trabalho por todos os caminhos que ainda tem pra percorrer e que não tenham tantos obstáculos para atrapalhá-los.
abraços,kiko.

Maria Emília Menavajas disse...

Amigos queridos sem terra...Eu simplesmente não
acredito que vcs fizeram barraco na porta do motel!!!

Eu fico imaginando esses nativos super educados com
aquele sotaque super agradável querendo arranjar
confusão justamente com o seu marido,aquela pessoa
calma e tranquila proveniente de Itaquá...Eles não
sabiam em que estavam se metendo!!!

Agora,vamos combinar que depois de um quase choque
elétrico,um quase atolamento na praia deserta,e um
quase fichamento na policia por pertubar a ordem no
motel,vcs realmente estavam precisando de uns dias de
férias...

Espero que o perna de pau e olho remelento do meu
amigo esteja se recuperando bem.
E vc continue se cuidando...

saudades sempre.

Beijo.Maria

Tatiana Brandini disse...

Nós aqui da Folha de Fernandópolis estamos a acompanhar o trabalho de vcs. Sempre q posso coloco alguma fotografia do blog pro pessoal acompanhar tb.

Parab´nes pelo blog, está lindo. Aliás, td q vcs estão fazendo é perfeito.

Beijos e boa sorte -

Tatiana Brandini

Rui Bittencourt disse...

Olá Drs.

Gosto muito da Nikon, todas as máquinas manuais deles produzem ótimos resultados. A maioria das pessoas que conheço que fazem fotografias lindas usam máquinas da NIkon.

Enfim, mais que o equipamento, vale a presença de espírito e nesse quesito vocês têm aí uns 50 mega pixels! =)

Sigo viajando de carona com vocês!

abraços e boa viagem


Rui

Arthur disse...

eu vi as fotos e estava no dia foi muito bom

Arthur

liduina cassia do nascimento moreira disse...

querida Dani, hoje lembrei muito de vcs.

Quando entrei no
site e vi os fatos ocorreidos em Fortaleza,aumentou+ainda.

Estamos todos bons.

Não deixem de dar noticias,realmente estamos c/sauds.

Um abraço bem apertado.

Recomendações ao Dr.
Carlos.

Lidú (M.Formoso-MG)