terça-feira, 13 de novembro de 2007

30/10 e 01/11/07 - Itapirapuã Paulista - SP


Escolhemos as cidades de mais baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de cada estado, segundo a ONU, para serem beneficiadas pelo Projeto.

O IDH é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores.É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente bem-estar infantil. (Fonte: Wikipédia).

IDH = Longevidade + Escolaridade + Renda/3



Em São Paulo,as cidades de mais baixo IDH concentram-se no Vale do Ribeira, no Sudoeste do estado. Itapirapuã Paulista é o número 1 do ranking, e foi por lá que começamos a trabalhar.



Itapirapuã Paulista tem 3.811 moradores, a maioria na zona rural, e dois médicos: Dr. Marcelo e Dr. Ricardo.


Fomos recebidos (e muito bem recebidos) pelo Secretário Municipal de Saúde, Sr. Rivail (vulgo "Peru" - o terceiro à direita)que se tornou um companheiro de aventura pela profissão (veja os vídeos em breve!).


Ficamos hospedados na pousada em frente ao Posto de Saúde.

Aqui arrumando as nossas roupas que foram ensacadas, em rolinhos, para otimizar o espaço dos armários no carro, não temos mais mala!



Depois da reunião com a equipe do Posto de Saúde, fizemos os atendimentos médicos nas comunidades mais distantes da Zona Rural, indo de casa em casa, guiados por um Agente Comunitário de Saúde (ACS), que apontava quais eram os pacientes mais críticos e onde seria necessária uma atenção especial.

Já no primeiro dia percorremos 100km!


Os bairros tinham o nome das famílias locais.








Em Ponciano: o famoso "café no bule"!


E ainda experimentamos bolinhos de chuva, mesmo sem chuva!







Quando perguntei sobre seu método anticoncepcional, as duas morreram de rir!
Sexo é, sem dúvida, ainda um grande tabu!



No final o Sr. Antonio Ponciano pediu para tirarmos uma foto da família toda, pois não tinham nenhuma! Colocou a camisa mais nova e ficou todo orgulhoso!






O almoço delicioso foi nos Ferreira, e a Santina além de boa cozinheira nos ensinou sobre ervas e nos mostrou a "tripa" do boi pendurada no teto para secar (em cima à esquerda). Disse que frita fica crocante, mas preferimos deixar pra próxima! He he he!

Não há energia elétrica, então penduram um balde com água quente para o banho, e olha o tamanho da bucha! Haja craca!




Este casarão de 1921 foi destruído pelo fogo há uma semana, pq dona da casa esqueceu uma vela acesa e foi pra cidade. Ninguém se feriu, mas deu um certo mal estar ao entrar lá, que triste...



Do outro lado do Rio Ribeira vivia uma família que precisava ser visitada. Vamos lá!Como???

De CANOA! Mas estava, literalmente, FURADA! Com canequinha em punho esvaziando a bendita lá fomos nós, com o Rivail e o Vanclei (funcionário da Secretaria) no comando!

Gente! No meio do rio, devido à correnteza, a canoa sai do prumo, roda e vai se afastando, descendo o rio! Ai, meu Deus! Pra completar a cena: o remo quebrou! E agora, José? O Vanclei pega a taguara e consegue controlar a situação com um certo esforço pq a canoa tava pesada!

"Se a canoa não virar olê olê olá, eu chego lá!"


Ninguém expressou desespero, mas foi muito engraçado! Quase caímos do barco ao descer e a dona da casa teve que pular no rio para nos salvar! Tudo foi filmado pelo Dr. Ricardo que ficou na margem. Veja o VÍDEO em breve aqui!


O importante é que chegamos bem! Mesmo depois desta adrenalina toda conseguimos realizar o atendimento do Sr. Antonio! Tudo pelo social!


E como se não bastasse a aventura, tivemos que pular de pedra em pedra pelo rio para chegar na casa seguinte!




Havia uma "grávida" na casa, que teve seu filhote diante de nossos olhos!

O pintinho! Era menino?!



Não, era uma galinha!!!






QUINTA-FEIRA - 01/11/07
Para chegar à casa do Sr. Nivaldo, no Bairro Macuco, tivemos que descer a maior "pirambeira"!








O Sr. Leonides apresentava muitas varizes nas pernas e aqui era orientado a colocar um toco de 10-15cm debaixo do pé da cama para melhorar o retorno do sangue das veias.


Os atendimentos no Bairro Macucos foram em uma escola desativada.

A última paciente foi a D. Laís, que apesar de não ter energia elétrica em casa nos preparou a melhor carne de porco que já comemos com um delicioso doce de ovos de suas galinhas! O refrigerante é tomado quente mesmo!


A aula sobre noções básicas de saúde para as crianças da Escola das Cordas foi um sucesso!
Eles não queriam que terminasse! Nem nós acreditamos!





Nesta noite, foi o churrasco de despedida do Dr. Ricardo que vai se especializar no exterior (ATENÇÃO COLEGAS! Vaga aberta para médico!). Fomos muito bem recebidos, inclusive pelo Prefeito Sr. Gonzaga.



No meio da madrugada, escutamos à porta do nosso quarto um desesperado "Doutor! Doutor!" Eu pensei que alguma velhinha estivesse infartando, o Carlos achou que haviam mexido no carro!

E o homem disse esbaforido:
"O Dr. Ricardo está pedindo uma ajuda para fazer um parto!" O quê???

Lá fomos nós, corações acelerados, só precisamos atravessar a rua!


Era o primeiro e último parto que o nosso colega estava fazendo na cidade, e foi uma honra ter participado daquele momento!


A mãe e o bebê foram encaminhados à cidade mais próxima (Apiaí) para serem avaliados pelos especialistas.


FOI UM FINAL FELIZ!



Esperamos clarear o dia e pegamos a estrada, sempre com o nosso "Anjo da Guarda" no retrovisor! (obrigada Sônia Nora!) E lá vamos nós!

7 comentários:

Anônimo disse...

e ai gente manda infor
adorei conhecer vcs
te mais
vanclei

Anônimo disse...

caminhante não existe caminho o caminho se faz ao caminhar.
Beijos
Regina

Anônimo disse...

E AI DOUTOR BELEZA?
É O FERNANDO DO HGG DESEJO BOA SORTE PRA VOCES

Anônimo disse...

adorei o projeto, como eu posso ajudar?
sou tecnica de enfermagen

gildeane

Anônimo disse...

Tomei conhecimeto á pouco e sempre se puder ajusdar........................./colaborar...........

luiz / gisele

Anônimo disse...

Dani!!! Carlos!!!

Me emocionei muito olhando as fotos de Itapirapuã no blog do site de voces!!!
Muito gostoso ver que passei um pouco da aventura de voces!!

Eu ia escrever justamente por isso: gostaria que vcs selecionassem as fotos de itapirapua e me enviassem, inclusive as do parto!!

Eu ja estou em memphis desde o dia 6, estou trabalhando e estudando bastante!!

aguardo noticias

boa viagem

Ricardo

Anônimo disse...

Que lindo o trabalho de vocês,meus parabens e que Deus abençõe vocês sempre, eu tenho um blog sobre o Vale do ribeira chamada Blog "Curiosidades do Vale do Ribeira e saus Cidades" o endereço é este http://camiloaparecido.blog.terra.com.br/ gostaria de receber mais informações sobre este lindo trabalho de vcs para mim colocar no meu blog ,grande abraço Camilo Cidade de Registro-sp